quinta-feira, outubro 22, 2009

- recomeço;

Pior que mentir.
é mentir pra si mesmo.
É como não ter pra onde ir.


Qual é o pior momento vivido: o erro ou o recomeço?Há quem diga que a pior parte é ter que admitir o engano, embora não tenho plena consciência que o problema nunca é exatamente esse. O velho ditado popular, de hoje e sempre, dá conta que errar é humano, e essa máxima é absolutamente verdadeira. A questão nunca é ter cometido tal falta, não é disso que se tem vergonha. Enganar-se é apenas demonstrar o quão frágil é a figura humana, tão suscetível a erros quanto a acertos.

Mas, a tensão ainda reside sobre o mesmo ponto: o recomeço. O processo de admitir a falta realmente pode ser dolorido, e impede muitos de fazerem os consertos. Talvez até dê a impressão de contradição, mas não há. As pessoas têm medo de admitir, pois sabem que isso a levará ao próximo passo: o recomeço.

Não importa qual sentimento está envolvido, essa vai ser a dor mais intensa e latejante que se pode ter. Ela começa assim que a consciência, ou a vida, te mostra o degrau do tropeço. Pode-se fugir, ignorar ou até mesmo tentar conviver com a culpa, mas nenhuma dessas coisas tem a capacidade de amenizar os efeitos daquela dor. É nesse momento - que pode levar tempo, ou ser rápido, tudo depende do quanto a consciência de cada um é mais ou menos ativa -, que se tem a nítida impressão de poder fingir que nada aconteceu, é que se percebe o quão errado se está.

A vida continua seu percurso, sem cobrar pelo que se faz. Será? Um dia, e sempre há esse dia, chega-se ao ápice do que é humanamente possível suportar. Novamente se têm a escolha: consertar ou enlouquecer. Absurdo, aparentemente, mas qualquer analise breve do passado vai mostrar exatamente esses fatos. As pessoas fogem do que não gostam de lembrar, até que um dia isso explode diante dos olhos, impossível de conter. A parte de enlouquecer, as vezes, acompanha o conserto - o preço, muitas vezes, é alto demais.

Assim se tem o recomeço, quando se dá a chance - a oportunidade de voltar a viver. Embora a palavra 'conserto' transpareça o sentido de refazer - arrumar - o engano, não é nesse sentido que ela se faz presente. Não se pode voltar no tempo, ou seja, não há como desfazer/refazer uma atitude. O resta, a cada um, é recomeçar de onde havia parado. Levar a vida de uma nova forma, de modo que aquele erro realmente fique no passado e nunca mais se comenta algo do mesmo gênero.

Mas a vida não é fácil, nada é simples. Por todo lado, a cada segundo, uma rasteira insuportável e desanimadora. Por vezes se encontra pessoas pelo caminho que defendem aquelas teorias obsoletas, tão óbvias de estarem além da realidade, que possuem a intenção de conferir apoio, mas nem sempre alcançam o objetivo. "Cair, mas sempre levantar", combina mais com música para Carnaval fora de época, do que com a própria vida. É evidente que se tem que encontrar forças para retornar ao caminho traçado, mas não se deve presumir que tal coisa seja simples ou fácil. Novamente temos o mesmo conceito anterior: a dor não é cair, é conseguir achar forças para levantar.

O recomeço, em si, é dolorido e desafiador quando se vê a vida colocar obstáculos durante o percurso. Quando finalmente adquire a força necessária para voltar a respirar, diversos serão os momentos em que situações tiraram o fôlego. E conforme insistir em tal caminho, quanto mais confiante que a coisa certa é persistir, mais vividas se postaram as adversidades.

Uma conclusão pessimista? Prefiro dizer que é apenas realista. Se o pior momento é o recomeço, o melhor deve ser a vitória. Nada deve ser mais doce do que conseguir olhar para trás e ver que apesar de tudo, da dor que foi sentida e das cicatrizes existentes, conseguiu-se superar o inimaginável. É chegar no fim do trajeto e ter orgulho, dessa vez pelo motivo correto, de ter sido mais forte que todos os encalços que se fizeram presentes. Talvez o correto não seja usar esse final como incentivo para prosseguir, já que esse deva partir de cada um, mas qual o dano de se olhar por todos os lados? Se depois de toda tempestade vem o belo dia de Sol, que depois de tanta dor se poste a felicidade - não eterna, mas o mais duradora possível.

Uma teoria, é verdade, mas também um desejo. Uma esperança.

 
Powered by Blogger